Lançamento do Programa Câmara Mirim

por nop publicado 05/12/2018 16h23, última modificação 05/12/2018 16h23
Projeto une a Câmara de Vereadores com as escolas do Município

Neste dia 3 de dezembro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Nova Prata, com a presença do Prefeito Volnei Minozzo, do Presidente da Câmara Vereador Clayton Rigo, da Secretária da Câmara Verª Clarice Chiomento Minozzo, da Secretaria de Educação Srª Adriana Antoniolli, demais Vereadores e Secretários, e alunos e professores das escolas do Município, aconteceu o lançamento do Decreto Legislativo nº 01.2018, que cria o Programa Câmara Mirim.

O Programa tem como objetivo principal a formação de novas lideranças no Município, através dele, as 10 escolas participantes elegerão um aluno do 9º ano para representá-las como Vereador Mirim, e a escola com o maior número de matrículas elegerá dois alunos.

Terá início em março de 2019, com os Vereadores visitando as escolas orientando e passando as diretrizes do projeto, em seguida no mês de abril começará o processo eleitoral, onde seguirá as mesmas regras do processo eleitoral tradicional, e no mês de maio será a posse dos vereadores mirins, com a composição da Mesa Diretora, a participação nas reuniões de comissões e a sessão ordinária. Os vereadores mirins irão trazer para a casa legislativa sugestões, melhorias, percebidas por eles para melhorar a sua escola, bairro e município, que passarão pelo plenário e serão encaminhadas ao Executivo Municipal.

Contudo o vereador mirim acompanhará o vereador titular em seus atos pelo período de um ano, sendo assim a Câmara vai poder enxergar com um olhar diferenciado para buscar soluções para o município.