Nova Prata sedia a reunião mensal do Parlamento Regional

por nop publicado 03/10/2017 20h50, última modificação 03/10/2017 21h06
Na ocasião foram discutidas demandas comuns aos municípios da serra nas áreas da saúde e infraestrutura.

O Parlamento Regional reuniu-se esta terça-feira (03) na Câmara de Vereadores de Nova Prata para avaliar o encaminhamento das demandas sobre verbas para o Hospital Tacchini consignadas há três anos na Consulta Popular, o prolongamento da BR-448 (Rodovia do Parque), a regionalização do SAMU e estrutura da EGR com foco na infraestrutura viária da Serra Gaúcha. O encontro teve como anfitrião o presidente da Câmara, Magnos Spagnol. Ao Parlamento integrou-se a partir desta reunião o presidente do Legislativo de Vista Alegre do Prata, Eder Roman.

O pedido de apoio para liberação dos recursos de R$ 590 mil devidos ao Hospítal Tacchini para investimento no equipamento de radioterapia, que atende mais de 40 municípios da região, foi acolhido pela Secretaria da Saúde e agora passa por avaliação técnica. O pleito foi dirigido às Secretarias da Saúde e da Fazenda do RS, além dos 55 deputados que compõem a Assembleia Legislativa.

Quanto ao prolongamento da Rodovia do Parque, a BR 448, até Portão, o Parlamento Regional irá encaminhar ofício solicitando a inclusão dessa demanda no orçamento do país para 2018 e as câmaras municipais deverão fazer moções de apoio. Todos os documentos serão entregues em Brasília por uma frente parlamentar gaúcha e por dirigentes de entidades empresariais, que também estão engajados na causa. Apesar da obra não ser na serra, ela afeta todos moradores da região que tem de se deslocar a capital gaúcha ou região metropolitana.

Representantes do Parlamento Regional acompanharam audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa apara inteirar-se da situação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) com o objetivo de avaliar as condições técnicas e financeiras da estatal gaúcha que administra pedágios comunitários para atender demandas de infraestrutura que melhorem a logística viária da Serra Gaúcha.

Pela exposição feita pela direção da EGR a empresa é deficitária, com polos de baixa arrecadação, à exceção dos pedágios de Portão e Coxilha. Além de não ter corpo técnico, qualquer pedido de projeto necessita passar pelo DAER, o que compromete o futuro da companhia, mesmo com o reajuste recente das tarifas. A tentativa de mobilizar deputados da região para que incluam obras viárias na Serra Gaúcha não obtiveram êxito.

A proposta apresentada pela Câmara de Vereadores de Farroupilha é de promover uma Audiência Pública para tratar deste tema - Infraestrutura Regional - foi endossada pelo Parlamento Regional. Será realizada dia 30 de novembro (quinta-feira) às 18hs, em Farroupilha, com a participação do Poder Público dos municípios da Serra Gaúcha,  entidades representantes da Indústria e do Comércio, lideranças políticas e comunidade.

O pedido de regionalização do SAMU com vistas a um atendimento mais ágil aos municípios da região a partir de Caxias do Sul, foi levado pelo Parlamento à Secretaria da Saúde. Embora tenha determinado estudos técnicos para embasar uma decisão, o diretor da área, Francisco Paz, entende que não haverá vantagem no atendimento da demanda. Para ele além do problema de estrutura física, pesam contra o pedido as dificuldades de montar um corpo técnico profissional em Caxias do Sul o que já é difícil em Porto Alegre. Ponderou que, diante desses entraves, a proximidade não irá responder à demanda por agilidade.

Para o coordenador do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier, presidente da Câmara de Caxias do Sul, o grande desafio de todos os participantes do grupo é sensibilizar os vereadores que irão assumir a presidência na próxima legislatura, a manter a mobilização na busca de soluções para questões que afligem toda a região.

Estiveram presentes os presidentes das Câmaras de Vereadores de São Marcos, Patrícia Camassola; Antonio Prado, Moises Citton Campagnaro; Farroupilha, Fabiano André Piccoli; Bento Gonçalves, Moises Scussel Neto, Vista Alegre do Prata, Eder Roman; Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier, e Nova Prata, Magnos Spagnol.

O próximo encontro será realizado em Monte Belo no dia 7 de novembro (terça-feira) em Monte Belo do Sul.

Fontes:
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul