Confira a Programação do Seminário

por nop publicado 01/09/2021 16h04, última modificação 01/09/2021 16h04
Seminário "Água boa para todos e para sempre: qualidade, quantidade e perpetuidade em jogo", de 14 a 17 de setembro na Câmara.
Faça sua inscrição através dos e-mails: camara@novaprata.rs.leg.br ou secretariacamaranp@gmail.com

Para maiores informações, ligue 3242-5099 e participe!

PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira, 14/09/2021 às 19 horas

I – ABERTURA – O SEMINÁRIO: PROMOÇÃO, FINALIDADE, DURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

Prefeito Municipal Alcione Grazziotin;

Vice-prefeita Municipal Sandra Zottis;

Gerente da Corsan Ignácio Mahfuz;

Presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Peruzzo.

19h 20min

II – A EMERGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL – Alex Neves Strey (Oceanólogo).

• Começando pelo começo: planejamento integrado e setorial, planos de ação, projetos e programas;
  • Envolvimento dos cidadãos como proposta de educação ambiental e corresponsabilidade;
  • A construção de alternativas como desafio para os poderes públicos e para a gestão pública: fuga da comodidade de justificar e transferir;
  • Os percentuais de consumo dos principais consumidores de água e o desperdício associado à falta de planejamento e tecnologias.

Quarta-feira, 15/09/2021 às 19 horas

III – ÁGUA: O CICLO HIDROLÓGICO X CICLO DA VIDA X INTERVENÇÕES ANTRÓPICAS: - Vânia Elizabete Schneider (bióloga).

• Os últimos a chegar: 4,6 bilhões de anos de ensaios para chegar ao estágio de múltiplos cenários que conhecemos hoje no Planeta;
  • O afloramento nas nascentes e olhos d’água, os arroios e rios, os banhados e sua conservação;
  • A conservação da água no solo, sua chegada ao subsolo, às águas subterrâneas e aos aquíferos profundos;
  • Gestão sustentável das águas pluviais em espaços públicos e privados, gestão sustentável das águas servidas e o tempero com poluentes urbanos (esgotos e resíduos da gastronomia), industriais;
  • Qualidade e quantidade de água disponibilizada: a emergência do saneamento básico e ambiental.

Quinta-feira, 16/09/2021 às 19 horas

IV – VEGETAÇÃO, SOLO E CLIMA E SUA RELAÇÃO COM QUANTIDADE, PERPETUIDADE E QUALIDADE DA ÁGUA – Túlio Antônio de Amorim Carvalho (Engenheiro Agrônomo).

• Relação entre a qualidade da água e o uso do solo em microbacias e bacias hidrográficas;
  • Volumes de perda de água e de solo em áreas sem qualquer cobertura vegetal ou solo nu;
  • Impactos das práticas inadequadas de uso do solo agrícola: erosão, voçorocas e transporte de solo, redução da infiltração, escoamento das águas pluviais e assoreamento dos cursos hídricos: “cada chuva uma enchente, alguns dias de sol, seca.”
  • Do solo à água: agrotóxicos e fertilizantes como agentes de comprometimento da qualidade da água.

Sexta-feira, 17/09/2021 às 19 horas

IV – O PORQUÊ DE QUASE TODOS OS PORQUÊS! – Diego Melo Pereira (Engenheiro Agrônomo).

• Bioma de localização do Município de Nova Prata e sua relação com a recarga dos aquíferos;
  • As áreas de preservação permanente (APPs) e as Leis Federais nº 9.433/1997, nº 12.651/2012, nº 11.428/2006 e nº 9.605/1997, as Leis Estaduais nº 15.434/2020 e nº 9.519/1992 e a Lei Orgânica do Município de Nova Prata – Capítulo VIII, do Meio Ambiente – “Legislação não pode ser sinônimo de letra morta.”
  • Agua potável, um recurso ameaçado: o papel da cobertura do solo, das matas ciliares, da proteção de nascentes e preservação dos banhados e da sua necessária recuperação.