Nova Prata promove o 19º Festival Internacional de Folclore

por nop publicado 25/08/2023 11h35, última modificação 25/08/2023 11h35
Evento ocorre de 06 a 10 de Setembro no ginásio Alcides Tarasconi e em outros espaços da cidade
Com o tema “Carta aos Governantes dos Povos”, o 19º Festival Internacional de Folclore
de Nova Prata acontece de 06 a 10 de setembro, no ginásio Alcides Tarasconi e em outros espaços do município. Durante as cinco noites de espetáculo, o público vai poder conferir as apresentações de 19 grupos, sendo eles 10 internacionais e 9 locais, além do
anfitrião do evento, o Bailado Gaúcho.
Com atividades abertas ao público, o Festival contará também com a sua já tradicional programação paralela.
As feiras gastronômica, comercial, do livro e do artesanato ocorrem no centro da cidade durante todos os dias de festival e, nestes locais, também é possível assistir às apresentações dos grupos visitantes.
Carta aos Governantes dos Povos
Todos os anos, o Festival escolhe um tema, abordando fatos históricos de Nova Prata ou atrelados ao cenário sociocultural do mundo. Na sua 19ª edição, no palco e pelas ruas da cidade, o público será convidado a retroceder 800 anos na história e embarcar em uma viagem até o Delta do Nilo para relembrar um encontro, tão improvável quanto simbólico, entre dois seres humanos que conseguiram superar suas diferenças para pregar o amor, a compaixão e a paz.
A mensagem de um homem pobre, levada a uma rico sultão do Egito, está gravada nas páginas da história como a “Carta aos Governantes dos Povos”. A 19ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, inspirada neste encontro, que é reconhecido como um dos gestos de paz mais extraordinários da história, celebrará a diversidade dos povos, suas crenças, vozes e cores por meio da dança, da arte e da música.
Concurso Internacional de Danças
O Festival de Nova Prata é o único nas Américas a sediar um campeonato de danças
folclóricas: o FIDAF Brazil World Championship. Este ano, dos dez grupos estrangeiros que participam do evento, cinco deles (Eslováquia, Bolívia, Chile, Botsuana e Paraguai) competem pelo título de campeão.
O concurso internacional de danças folclóricas avalia itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. Em 2022, o grupo campeão veio do México, que também conquistou o coração dos espectadores, arrematando ainda o troféu de Prêmio do Público.
Além dos países que participam do campeonato, outros cinco grupos latinos vindos da Argentina, da Colômbia, do Equador, do Panamá e da Costa Rica, marcam presença no festival este ano.
Viver o Festival
Durante os cinco dias de evento, Nova Prata, que já é conhecida como cidade cultura, se transforma em um polo de manifestações culturais do Brasil e do mundo. Basta um passeio pelas floridas ruas da cidade para compreender a grandeza do evento que movimenta, ainda, o comércio e o turismo regionais.
Com programações gratuitas para toda a família durante o dia e suas disputadas noites de espetáculo - com público diário de mais de 1,5 mil pessoas - o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata foi eleito três vezes o melhor do mundo pela FIDAF e também é considerado pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (ATUASERRA) como o maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho, no Brasil.
Os ingressos para as noites de espetáculo já estão a venda pelo site
www.bilheteriadigital.com . A programação completa do Festival está disponível nas redes sociais do evento e no endereço www.festivalnovaprata.com.br
Venha viver o Festival e se encantar com a diversidade, a alegria e a beleza que só um grande encontro mundial de arte, dança e música pode proporcionar.
19º festival Internacional de Folclore de Nova Prata - evento presencial
Data: 6 a 10/09/2023
Ingressos pelo site www.bilheteriadigital.com e, em Nova Prata, a partir de 24/08/2023, estarão a venda também em ponto físico na Praça da Bandeira