Reunião do Parlamento Regional da Serra em Nova Prata

por nop publicado 06/10/2023 16h59, última modificação 06/10/2023 16h59
O encontro foi presidido pelo Presidente, Gilmar Peruzzo, e reuniu grande público para debater a instalação de uma Universidade Federal na Serra Gaúcha

A vinda da Universidade Federal ao Nordeste Gaúcho foi tema da reunião do Parlamento Regional, na tarde da quinta-feira, 05 de outubro/2023, na Câmara de Vereadores de Nova Prata.  Com o propósito de mobilizar toda a região em favor da causa, e elaborar um documento de apoio à implantação da instituição, mais de 200 pessoas lotaram o plenário. O próximo passo é fortalecer o movimento na região. Ficou definido que será confeccionado um documento, o qual, deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e em especial ao ministro da Educação, Camilo Santana. Também será solicitado audiência com o Ministro da Educação e uma comitiva regional da Serra.

Segundo o presidente do Parlamento Regional e também do Legislativo pratense, vereador Gilmar Peruzzo (MDB), a união em torno da implantação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho é fundamental, para garantir um ensino público superior, gratuito e de qualidade. Para o vereador a proposta é realizar um movimento semelhante ao que buscou recursos federais para a abertura dos novos leitos no Hospital Geral (HG), de Caxias do Sul. Neste caso, uma comitiva regional foi à Brasília, com a participação do deputado Pepe Vargas, e reuniu-se com representantes do Ministério da Saúde e com a ministra Nísia Trindade. Como resultado, a pasta federal autorizou cerca de R$ 53,3 milhões via Teto MAC (recursos para atendimentos de média e alta complexidade), que possibilitaram a abertura de 55 leitos e a reativação de outros 15 no HG.

Na reunião, estavam presentes, os deputados estaduais Carlos Búrigo (MDB) e Pepe Vargas (PT) e a deputada federal Denise Pessoa (PT), prefeitos da região e entidades, além de representantes das Câmaras que são associadas ao Parlamento Regional.